skip to Main Content
Como Se Preparar Para Concurso Público

Antes de começar a se preparar para os estudos, é preciso que se tenha decidido qual será o concurso que irá prestar. É preciso que tenha isso bem delimitado, pois os concursos possuem editais diferentes e cada um deles exige conhecimento em disciplinas específicas. Por isso é importante que você escolha a área que você tem mais afinidade, facilidade em absorver o conteúdo.

Um erro bem comum entre os candidatos é começar a estudar somente após a publicação do edital. Antecipe seus estudos, até porque, depois do edital uma vez publicado, tem-se em média, de dois a três meses até a realização da prova. É evidente que esse tempo não é o suficiente para ter uma boa preparação.

Após definir a área que irá focar, trace um plano de estudo. Nele você poderá definir os assuntos que precisam ser revisados e o tempo que poderá gastar com cada um deles. Destine um tempo específico para os estudos e faça deles uma constância. Existem várias possibilidades para estudar, vários materiais como, livros, apostilas, vídeo aulas, questões para resolução e cursinhos preparatórios, por exemplo.

Dentre essas opções, siga aquela ou aquelas que se encaixam mais com o seu estilo e que farão com que você tenha um aproveitamento melhor do seu estudo.
A automotivação é um dos passos mais importantes que devem partir de você para ter coragem de seguir com os estudos. Assim como a intensificação dos estudos, o descanso também é fundamental.

É no bom sono que iremos assimilar e guardar as informações absorvidas ao longo do dia. Sem o devido descanso a absorção do conteúdo não será eficiente. Tenha um bom sono, invista em chás calmantes, caso necessário, pratique atividades físicas, que também irão auxiliar no processo de bom sono.

Se acontecer alguma reprovação, melhor que se lamentar, é o candidato examinar o que deu de errado, o que faltou para atingir o objetivo naquele concurso, realizar as correções que são necessárias em sua preparação ou na execução na hora de fazer as provas. É importante ir ao próximo concurso com as antigas falhas corrigidas.

Back To Top
×Close search
Search