skip to Main Content
CPF Na Certidão De Nascimento

Você sabia que no momento que é feito o registro de nascimento da criança é gerado automaticamente um número de CPF, que é impresso na Certidão de Nascimento sem custo nenhum? Essa facilidade existe desde 2015.

O serviço só existe graças a uma parceria da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais – Arpen-Brasil, junto da Receita Federal. Os cartórios informam os dados do recém-nascido ou da pessoa que será registrada pelo sistema online e de forma instantânea, é gerado um número de CPF, que será impresso na Certidão.

A medida possibilita que Receita Federal possa realizar o cruzamento de dados de forma segura, evitando eventuais tentativas de fraudes.

Além disso, o serviço pode agilizar ainda o processo de quem quer, por exemplo, abrir um plano de previdência privada para o filho, em casos de doação de imóvel, inscrição em programas sociais do governo federal.

Desde o dia 1º de dezembro de 2015, Cartórios de Registro Civil do Brasil oferecem o serviço pela Central Nacional de Registro Civil – CRC Nacional. Desde o inicio do serviço, quase 5 milhões de CPF já foram emitidos.

Back To Top
×Close search
Search