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5 Competências Para Encarar O Mercado De Trabalho

Com um mercado de trabalho cada vez mais disputado e empresas com orçamento baixo para contratações, profissionais de diversas áreas precisam se destacar com conhecimento na área e habilidades interpessoais para conseguir uma oportunidade e se manter no emprego.

Confira as principais competências para encarar o mercado de trabalho: 

  1. Trabalho em equipe

No ambiente corporativo o trabalho em equipe é fundamental. Pode ser descrito como o conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho   a partir do esforço coletivo para resolver um problema. Grande parte dos projetos desenvolvidos apresentam melhores resultados quando são desenvolvidos por uma equipe e não apenas por um indivíduo. Afinal, pessoas diferentes possuem ideias e visões diferentes acerca de uma situação em determinado projeto.

  • Flexibilidade

Profissionais com a habilidade de se adaptar a qualquer situação são de extrema importância para as organizações, tornando-se uma peça chave para a entrega dos projetos. Elas são flexíveis para atuar em diferentes cenários e são confiáveis para entregar o que deve ser entregue, mesmo nas condições mais adversas. Ao saber se adaptar às mudanças o profissional torna-se mais valorizado dentro das organizações, visto que em cenários de reestruturação interna, é possível alterar a sua função ou escopo de trabalho.

  • Criatividade

Profissionais criativos compõem a parte estratégias dos processos, além de continuarem relevantes em situações de crescentes transformações tecnológicas e automação de procedimentos. Isso porque, ainda que ferramentas e máquinas ganhem no quesito agilidade e eficiência, os robôs ainda predem no que se refere à criatividade. Neste caso, os profissionais com criatividade possuem ideias inusitadas e inteligentes e desenvolvem alternativas para a resolução de problemas.

  • Pensamento crítico

Contar com pensamento crítico e analítico sobre as tarefas realizadas é fundamental para manter a qualidade dos produtos e serviços desenvolvidas. Esta habilidade caracteriza-se como o uso da lógica e da racionalização para identificar forças e fraquezas de soluções alternativas, conclusões e abordagens a problemas, com pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas e olhar para uma questão sob diferentes perspectivas.

  • Inteligência Emocional

Em um cenário de cobranças diárias, a gestão das emoções é fundamental no cotidiano dos profissionais. Esta habilidade contribui para que os profissionais passem por situações de crise e pressão com mais serenidade e sem perder o engajamento com o projeto. Além disso, o desenvolvimento da inteligência emocional facilitará a percepção, por parte de qualquer tipo de indivíduo, do comportamento de cada pessoa com as quais ele trabalha e também com as quais se relaciona de uma maneira geral.

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