skip to Main Content
Mostra Lumière No CCBB SP

Graças aos irmãos Lumière, o cinema veio ao mundo e hoje é um dos programas favoritos do paulistano. Mais precisamente em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière, tiveram a ideia de promover a primeira sessão gratuita de cinema, na França. Pensando nisso, o CCBB SP separou uma mostra com os clássicos da dupla, que vai até o dia 10 de fevereiro. As entradas custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.

A mostra busca traçar um paralelo entre os principais aspectos da obra dos irmãos e seu legado estético na produção de filmes e documentários. Serão apresentados mais 100 curtas-metragens. A programação está dividida em sessões temáticas. Em cada uma é apresentado um filme dos irmãos Lumière complementado por curtas, médias ou longas-metragens produzidos por outros diretores.

Tem obras de Jean Renoir, Jacques Tati, Dziga Vertov, Harun Farocki, Buster Keaton (como “O Espantalho”), Andy Warhol, Ernie Gehr, Jonas Mekas, Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, Vittorio de Seta, F.W. Murnau (como “Tabu”) e Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet.

Entre os temas abordados estão a cidade, natureza, trabalho, retrato familiar e o registro da modernidade. E os títulos das sessões instigam a curiosidade de qualquer catraqueiro: “Nos Trilhos da Modernidade”, “A Invenção do Burlesco”, “Rumo ao Oriente”, “Jogos na Metrópole”… É só escolher um assunto que chame a sua atenção e curtir.

Back To Top
×Close search
Search