skip to Main Content
Conheça Os Benefícios Da Previdência Privada

Você já pensou em ter um plano de previdência privada? Em janeiro deste ano, as contribuições com essa modalidade passaram da casa dos R$ 11 bilhões de reais. Pessoas em qualquer idade ou fase da vida podem ter um plano para manter a estabilidade financeira desejada no futuro ou até mesmo para realizar alguns projetos de vida. Existem até mesmo planos de previdência infantil para poder garantir os estudos ou profissional dos filhos.

Atualmente, o teto previdenciário está na casa dos R$ 5.839,45. Para quem pretende receber um valor superior a esse, o mais recomendado é iniciar o plano de previdência privada, porque, por mais que esse valor da previdência pública aumente, ele possivelmente não estará dentro da expectativa de algumas pessoas. Com algumas pequenas contribuições a longo prazo é possível obter um bom patrimônio.

Com a finalidade de incentivar mais pessoas a investirem nesse tipo de fundo, o Governo fornece alguns benefícios fiscais para os contribuintes. Por exemplo, ao escolher a tabela de cálculo regressiva como modelo de contribuição, menos impostos incidem sobre o seu fundo, devido ao tempo que o capital continua sendo investido. Ou seja, quanto mais tempo se investe, menos imposto recai sobre o seu modelo de tributação.

Se você não tem experiência no assunto, ao aplicar nesse fundo de investimento, você pode encontrar também novas formas de investimento. Mas, é importante que todas as ações sejam definidas junto de quem entende do assunto. A Resolução nº 4.444 do Conselho Monetário Nacional, emitida em 2015, destaca (art. 13) as seguintes condições para a diversificação de investimentos em previdência privada:

até 100% em renda fixa;
até 70% em renda variável;
até 20% na modalidade de imóveis;
até 10% em investimentos sujeitos à variação cambial;
até 20% para outros investimentos.

Quem investe neste módulo é reconhecido como alguém que possui responsabilidade financeira, pois o capital é protegido por meio de aplicações de longo prazo, o que permite recuperar valores perdidos causados pela instabilidade do mercado econômico. Simplificando, o risco de perda é quase nulo.

Ainda pensando na ideia de tornar esse fundo como uma maneira de investir pensando nos filhos, dentro da previdência privada, também há o termo de planejamento sucessório. Instrumento que possibilita que a aplicação seja transferida para o patrimônio dos herdeiros ou de outra pessoa indicada, após a morte. Nesse sentido, a previdência privada é uma estratégia acertada pois permite que a pessoa escolha para quem quer deixar seu patrimônio e o dinheiro não entra em inventário, sendo disponibilizado rapidamente aos herdeiros.

Back To Top
×Close search
Search