O LinkedIn, rede social voltada para a área profissional, pode facilitar a vida de quem está em busca de emprego ou de uma nova oportunidade de trabalho.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil foi de 12,4% e atingiu 13,1 milhões de pessoas, no trimestre encerrado em fevereiro deste ano.
Diante deste cenário, o LinkedIn vem ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho. Fundado desde 2002, o LinkedIn é utilizado por recrutadores para encontrar o candidato com as habilidades ideais para as vagas de trabalho. Por isso, é fundamental aproveitar melhor os recursos oferecidos pela plataforma e manter suas informações atualizadas, para aumentar a visibilidade do seu perfil.
Com base nisso, listamos algumas dicas:
Mantenha seu perfil completo e atualizado
Muitos profissionais mantêm seus perfis incompletos e desatualizados. Aproveite o resumo do perfil para evidenciar suas principais habilidades e áreas de conhecimento. Mantenha suas informações de contato atualizadas. Também adicione links para outras redes e portfólios que apresentem seu trabalho.
Coloque uma foto profissional
Os perfis com fotos costumam chamar mais a atenção dos recrutadores. Mas, cuidado na hora de escolher a foto. Por se tratar de uma rede social corporativa, a foto precisa refletir o tipo de profissional que você é. Utilize fotos com boa resolução e que mostre bem o seu rosto.
Crie e compartilhe conteúdos
Através do LinkedIn, você pode compartilhar artigos de assuntos que você domina e compartilhar conteúdos com a comunidade. Isso serve para aumentar os contatos e para que as empresas interessadas no candidato o conheçam melhor.
Faça um perfil em outro idioma
Caso o candidato fale mais de uma língua, o LinkedIn possui uma ferramenta que reproduz o perfil em outro idioma. Assim, além de ter sua página em português, você permite que usuários de outros países a visualizem em inglês, francês ou espanhol, por exemplo. Isso amplia muito o alcance da página dentro da rede. Mas, lembre-se, para evitar possíveis situações constrangedores, utilize apenas se tiver o domínio do idioma.
Use palavras-chave
No LinkedIn, o seu perfil precisa ser achado. Para isso, é importante utilizar palavras-chave. O cargo é a tag mais relevante, pois é a primeira coisa que os recrutadores vão procurar.