skip to Main Content
Habilidades Mais Exigidas No Mercado De Trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, para alcançar o cargo pretendido é necessário, além das qualificações técnicas, habilidades comportamentais.

Para te ajudar, o Legalmente Simples separou seis dicas de habilidades que estão sendo cada vez mais exigidas no mundo corporativo. Saiba quais são elas:

Criatividade

A criatividade é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho. É uma forma de pensar em diferentes soluções sob uma nova perspectiva ou enxergar caminhos alternativos e inexplorados, saindo do óbvio.

Comprometimento

Outra habilidade fundamental é o comprometimento. Essa característica é o ato de cumprir com responsabilidade todas atividades impostas a você ou sua equipe. O indivíduo comprometido se esforça para sempre honrar com os seus compromissos.

Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe não é apenas trabalhar em conjunto, é preciso compartilhamento. Os resultados são a somatória dos esforços de todos os membros da equipe.

Exemplo disto é um time de futebol. Para vencer não basta que o atacante marque os gols, é preciso, também, que a defesa impeça todas as investidas do adversário.

No mundo corporativo é fundamental trabalhar em equipe, para isso, é preciso saber ouvir, confiar, se comunicar e conhecer o funcionamento do trabalho em conjunto, porque na ausência de um colega, o grupo saberá como substituí-lo ou encontrará uma maneira de realizar aquela função, evitando que o trabalho se torne improdutivo.

Iniciativa

A iniciativa é uma habilidade cada vez mais imprescindível. As empresas estão buscando cada vez mais profissionais que transformem ideias em ações. Em muitos casos, envolve a necessidade de assumir riscos, mas isso faz parte do processo.

Nunca deixe de propor novos projetos e apresentar ideias inovadoras diante de problemas e demandas.

Liderança

A liderança não é necessária só para gestores. Saber liderar e gerir pessoas garante destaque entre os demais e é necessário para trabalhar em equipe em várias ocasiões.

Boa comunicação

A comunicação é saber se comunicar e ser compreendido tanto quanto ouvir e compreender. A comunicação é uma ferramenta crucial em todas as suas faces, é através dela que pode se desenvolver uma boa avaliação de desempenho.

Back To Top
×Close search
Search