skip to Main Content
PL 2008/19 Agrava Pena De Quem Roubar Carga De Veículo Após Acidente

O Projeto de Lei 2008/19, do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), cria agravante para o crime de roubo quando envolver apropriação de bens ou valores em razão de acidente com veículo de carga. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O texto altera o Código Penal e prevê um aumento de 2/3 da pena. O artigo 157 do código define o crime de roubo como a subtração de coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, com pena de reclusão de 4 a 10 anos e multa.

Segundo a justificativa do PL, o Brasil vem assistindo a um aumento no número de cometimento de crimes de roubo, já que o meliante se aproveita da situação de vulnerabilidade que o condutor e seu veículo estão para levar a efeito o malfadado delito, o que evidencia conduta de maior potencialidade lesiva.

“Nesse sentido, mostra-se necessário promover censura penal condizente com o mal desenvolvido, ascendendo o referido quadro à condição de majorante, capaz de acrescer à pena do delito de roubo a fração de 2/3 (dois terços) ”, explica o deputado.

A proposta apresenta a seguinte redação:

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Esta Lei insere nova causa de aumento de pena no crime de roubo, consistente na prática da subtração em virtude de acidente com veículo de carga.

Art. 2º O §2º-A do artigo 157 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), passa a vigorar acrescido do seguinte inciso III:

“Roubo Art. 157 – ………………………………………………………………….. ………………………………………………………………………………… 

§2º-A ……………………………………………………………………….. ………………………………………………………………………………… 

III – se a subtração se der em virtude de acidente com veículo de carga. …………………………………………………………………………” (NR)

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Com informações da Agência Câmara

Back To Top
×Close search
Search