skip to Main Content
Como Fazer O Planejamento Sucessório?

Fazer o planejamento sucessório é ideal para deixar os bens aos herdeiros de forma segura, econômica e tranquila. Pode parecer uma tarefa difícil, mas fazer o planejamento sucessório é bem simples!

Primeiramente, é preciso fazer um levantamento do seu patrimônio, ou seja, imóveis, investimentos, dinheiro em conta, absolutamente todos os valores.

Posteriormente, escolha quem são os beneficiários que herdarão seus bens. Caso você não possua herdeiro, é possível deixar o patrimônio para quem você desejar, como instituições de caridade, um amigo muito próximo e etc.

Feito tudo isso, agora é preciso escolher um método, pois existem várias formas de se fazer o processo de sucessão.

Uma das formas mais comuns é fazer por testamento. Dessa forma, as categorias da herança legítima e a quota livre são sempre aplicadas.

Na herança legitima, 50% do patrimônio deve ser destinada aos herdeiros necessários (cônjuge, filhos, netos ou pais). E na quota livre, os outros 50% ficam a critério da pessoa.

O testamento pode ser feito publicamente, em um cartório de Notas e acompanhado de duas testemunhas, ou, de modo privado, com o auxílio de um advogado.

Back To Top
×Close search
Search