skip to Main Content
O Que é Uma Certidão De Protesto?

Certidão de protestou ou Certidão Negativa de Protesto é um documento feito pelo Cartório de Protesto, usado para comprovar a inadimplência seja de pessoa física ou jurídica. A certidão atesta a dívida de título sujeito ao protesto, seja ele um cheque, nota promissória, duplicata, letra de câmbio, dentre outras. Para descobrir se há dívidas sendo protestadas em seu nome, é necessário realizar uma pesquisa no cartório de protesto.

Caso não haja nenhuma incidência de dívida, uma certidão negativa será emitida atestando a inexistência de pendências financeiras junto ao cartório. É importante ressaltar que a emissão de uma certidão de protesto não quita débitos junto ao credor, apenas sinaliza a origem do protesto.

Como realizar um protesto

Se, para o seu caso, você é o credor e quer realizar o protesto em cima de um devedor, os passos são bem simples. O protesto deve ser requerido a um dos oficiais responsáveis pelo cartório.

Depois desse primeiro passo, o protesto do título será incluso no cartório. Com isso, é possível executar de forma judicial. Depois é só aguardar que o devedor parta em busca do resgate do título. O título só pode ser excluído se o interessado realizar o pagamento.

Essa última opção costuma ocorrer com pessoas que desejam obter a Certidão Negativa de Protesto. A versão negativa é essencial para diversas atividades, como solicitar empréstimo.

Back To Top
×Close search
Search