skip to Main Content
Dicas De Documentários Da área Do Direito

O Legalmente Simples separou 5 dicas de documentários da área do Direito para você que tem interesse na área ou que atua nela. Confira:

  • Notícias de Uma Guerra Particular: a produção de 1999 retrata o cotidiano do Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro entre os anos de 1997 e 1998, sob a visão dos moradores. Problemas como violência e tráfico de drogas são apresentados destacando a lógica das partes envolvidas, em especial, a dos que moram lá.
  • Justiça: usado como cenário, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, durante audiências criminais e julgamentos. O documentário trata da vida profissional de três juízes, uma defensora pública e duas promotoras de justiça.
  • A 13° Emenda: a diretora apresenta um panorama que busca estabelecer ligações entre a escravidão nos Estados Unidos, o sistema carcerário e a marginalização e criminalização da população negra no país.
  • Uma História Severina: Conta a história de Severina, uma agricultora do interior de Pernambuco, grávida de um bebê anencéfalo, que buscava na justiça o direito ao aborto legal. Na tarde em que Severina deu entrada no hospital para realizar o procedimento, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar que permitia o aborto sem a necessidade de autorização judicial.
  • Doméstica: a produção brasileira mais recente da lista. O diretor convida sete adolescentes de classe média e alta, de várias regiões do país, a filmarem o dia a dia das empregadas domésticas que trabalham em suas casas. O resultado, roteirizado e editado por Mascaro, mas sem interferência direta dele nas filmagens, mostra as relações sociais conflituosas de afeto, amizade e de poder entre os personagens. A produção foi realizada em 2012, antes aprovação da chamada “PEC das Domésticas” (Emenda Constitucional nº 72)
Back To Top
×Close search
Search