skip to Main Content
Como Controlar As Despesas Pessoais

Fazer o controle dos gastos pessoais é o primeiro passo para ter uma vida financeira mais organizada, equilibrada e com boas chances de começar a economizar dinheiro para ter uma segurança no futuro. Tornar o controle financeiro parte de sua rotina faz com que se tenha com exatidão para onde todo o seu dinheiro está indo e evita surpresas no fim do mês.

Comece anotando os gastos diários. Essa é a melhor forma de identificar como você está gastando seu dinheiro. O processo é simples: anote a despesa e, ao lado, o valor. Para funcionar, é importante não esquecer de registrar nem mesmo os pequenos gastos, como chicletes, pequenos lanches, revistas, passagens de ônibus etc.

Depois, pense em criar uma planilha. Ela pode ser criada do zero em um programa como Excel ou Google Sheets, ou ser baixada diretamente da internet. A primeira opção pode ser vantajosa para quem quer um documento personalizado, já que as categorias de gastos e receitas serão criadas de acordo com a sua realidade. Por outro lado, baixar um modelo pronto não exige domínio de ferramentas de tabela e também é prático e rápido: você pode escolher uma planilha alinhada com seus objetivos financeiros e necessidades, com espaço para investimentos, área para planejamento financeiro, por exemplo.

Aposte também em um gerenciador financeiro para fazer o controle das suas finanças pessoais. A vantagem do sistema é que ele pode ser acessado de qualquer lugar (dependendo da opção escolhida, até mesmo pelo smartphone), mantém seus dados seguros e, ainda, pode ser atualizado automaticamente.

Quitar as dívidas deve ser sempre prioridade. Apenas dessa forma é possível ter uma vida financeira equilibrada e conseguir economizar para realizar seus sonhos no futuro. Por isso, além de anotar gastos e entender como funcionam suas finanças, é essencial listar tudo o que você deve e para quem: banco, cartão de crédito, amigos. Em seguida, liste o valor atual da dívida, inclusive os juros que você está pagando. Priorize sempre as dívidas mais caras – como cheque especial e cartão de crédito – e fique atento para o parcelamento não consumir nunca mais de 30% da sua renda líquida mensal.

Back To Top
×Close search
Search