skip to Main Content
PL 4670/20 Institui Política De Proteção De Animais Atingidos Por Desastre Ambiental

O Projeto de Lei 4670/20, dos deputados Célio Studart (PV-CE) e Alessandro Molon (PSB-RJ), institui uma política de proteção, resgate, acolhimento e manejo de animais afetados por acidentes, emergências e desastres ambientais, denominada Política de Acolhimento e Manejo de Animais Resgatados (Amar).

A proposta estabelece procedimentos mínimos para a proteção da fauna doméstica e silvestre durante esses eventos, dispondo sobre responsabilidades do poder público, dos empreendedores e da sociedade como um todo no enfrentamento do problema.

O texto também altera a Lei 12.340/10, que trata das transferências de recursos da União para a prevenção de desastres, para incluir o resgate e o atendimento emergencial à fauna impactada no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, a ser elaborado pelo município.

“Todas estas tragédias evidenciam a necessidade e a relevância de que o resgate de animais passe a integrar os protocolos mínimos de resposta conduzidos pelas equipes de socorro e defesa civil”, afirmam os autores, no texto de justificativa do projeto.

A proposta apresenta a seguinte redação:

Leia na íntegra aqui. 

Com informações da Agência Câmara

Back To Top
×Close search
Search